Atendimentos nas unidades de referência para síndrome gripal passam de 3 mil

Escrito por em 15/04/2020

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Saúde, realizou mais de 3 mil atendimentos nas unidades de referência para pacientes com sintomas gripais (síndrome gripal leve), até o dia 13 de abril. Destes, 285 crianças de até 12 anos foram atendidas no Anexo Faceres, local exclusivo para esta faixa etária.

O atendimento em unidades de referência para pessoas com síndrome gripal começou em 23 de março. O Anexo Faceres passou a atender no dia seguinte (24/3). Inicialmente, eram 11 locais exclusivos para esse tipo de atendimento. Também desde o dia 23 de março, as outras 17 unidades passaram a realizar apenas atendimentos imprescindíveis, para reduzir a circulação de pessoas.

Desde segunda-feira (13/4), cinco unidades deixaram de ser referência: Santo Antonio, Schimitt, São Deocleciano, Caic e Central. Além do Anexo Faceres, permanecem como referência as unidades Estoril, Vetorazzo, Lealdade e Amizade, Anchieta e Solo Sagrado.

A determinação de criar unidades de referência para pessoas com síndrome gripal partiu do Comitê Gestor de Enfrentamento ao Coronavírus, a fim de evitar aglomeração nas unidades de saúde e evitar o possível contágio entre pacientes.

Entre os sintomas mais comuns de síndrome gripal estão febre de início súbito, acompanhada de tosse ou dor de garganta e associada dor no corpo, na cabeça ou nas articulações. Em crianças com menos de 2 anos, considerar febre de início súbito e sintomas respiratórios como tosse, coriza e obstrução nasal.

Pessoas com febre alta persistente e dificuldade para respirar devem procurar atendimento médico imediato, com preferência para os serviços de urgência e emergência.

As unidades de referência para pacientes com síndrome gripal leve atendem de segunda a sexta-feira das 8h às 22h, a não ser a unidade infantil (Anexo Faceres), que funciona das 7h às 22h.

Unidades de referência – Síndrome gripal leve
• Centro de Saúde Escola Estoril;
• UBSF Vetorazzo;
• UBSF Lealdade Amizade;
• UBSF Anchieta;
• UBS Solo Sagrado;
• Anexo Faceres – Unidade infantil – rua Ida Tagliavini Polachini, 580, ao lado da unidade básica de saúde do Santo Antônio

Fonte


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]