Site disponibiliza materiais do programa Rio Preto Educ Ação

Escrito por em 15/04/2020

A prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Educação, disponibilizou nesta quarta-feira (15/4) os materiais do programa Rio Preto Educ Ação, que oferece orientações e propõe atividades educativas a serem desenvolvidas com as crianças em casa, durante o período de suspensão das aulas.

Os materiais estão no site da Educação Digital da Secretaria de Educação (https://digital.educacao.riopreto.br/). Há orientações para atividades com crianças a partir de 4 anos de idade — quando tem início o ensino obrigatório — até o 9º ano do ensino fundamental.

Para as famílias sem acesso à internet, o material está disponível na forma de apostila, que pode ser retirada nas escolas nas mesmas datas de entrega dos kits de alimentação. Para esta semana, a entrega será feita nos dias 16 e 17 (quinta e sexta-feira).

“Inicialmente, não é uma aula on-line, nem educação à distância. São propostas de atividades realizadas com as famílias, orientadas pelos responsáveis, para que as crianças não fiquem tão distantes da rotina escolar”, explica a chefe de coordenadoria pedagógica da Educação, Leandra Justo Herrera.

Rio Preto aderiu ao material “Orientações às Famílias de Estudantes das Redes Estadual e Municipal”, elaborado pela Secretaria de Estado de Educação em parceria com a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação). A Secretaria Municipal de Educação fez a adaptação dos conteúdos para a realidade da cidade, em alinhamento com as propostas da equipe de formação. O programa Educ Ação atende a cerca de 30 mil crianças e adolescentes da rede municipal de ensino, porém os materiais são de livre acesso por meio do site da Educação Digital.

Professores estão em formação

Neste primeiro momento, ainda não haverá contato dos professores com alunos, mesmo por meios digitais. Os professores da rede municipal de ensino estão em teletrabalho, recebendo conteúdo formativo, desenvolvendo rotinas de estudo junto aos gestores de ensino em parceria com a equipe de formação da Secretaria de Educação. O tema da capacitação é o Currículo Paulista, documento elaborado a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com conteúdo aprofundados específicos para o Estado, composto em trabalho conjunto pela rede estadual, municípios e rede privada, por meio de consultas públicas e pesquisas. Em etapas seguintes, é previsto que os professores contribuam também na elaboração de conteúdos para os estudantes.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto

 


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]